- Unidade Mogi Mirim
- Unidade Araras
Neuromodulação
Potencialize seus Resultados:
A Neuromodulação não invasiva é uma modalidade moderna de tratamento para transtornos mentais e neurológicos.
Na NeuroH22 disponibilizamos o tDCS, o Neurofeedback, a Fotobiomodulação, a Estimulação transcutânea do nervo vago e o Cardio Emotion que podem ser aplicadas isolados ou simultaneamente, dependendo do planejamento terapêutico definida pela psicóloga responsável.
Os estudos evidenciam cada vez mais resultados positivos no tratamento com a Neuromodulação. De um modo geral, este tratamento é indicado para diversas condições médicas onde as medicações não estão tendo um efeito satisfatório ou quando se deseja uma resposta mais rápida ao tratamento medicamentoso. Em muitas situações, a Neuromodulação pode prover melhoras sem o uso de medicamentos.
Áreas beneficiadas com a Neuromodulação:
Na área de Saúde Mental:
Indicado para: Depressão, Ansiedade, TOC, TDAH, TOD e TEA.
Na área de Dor Crônica:
Indicado para: Fibromialgia, Cefaleias, Dor neuropática.
Na área de Reabilitação em Doenças Neurológicas:
Indicado para: AVC, Doença de Parkinson, Doença de Alzheimer, Epilepsias, Ataxias, Afasia, Gagueira, Paralisia cerebral, Esclerose múltipla, Lesões medulares e Traumatismo cranioencefálico.
Na área de Desenvolvimento Infantil:
Indicado para: Atrasos no desenvolvimento neuropsicomotor, TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade), Transtorno do Espectro Autista (TEA), TOD e transtornos de aprendizagem.
Na área de Alta Performance:
Indicado para: Otimização de memória, foco e produtividade, melhorando o desempenho nos estudos, esportes e trabalho.
tDCS
Consiste na aplicação de uma corrente elétrica de baixa intensidade em áreas predefinidas do Crâneo ou coluna vertebral. Esta estimulação altera o funcionamento elétrico da membrana das células nervosas, os neurônios, que pode facilitar ou inibir a ação dessas células. É indolor, muito bem tolerado, rápido e prático, podendo ser aplicado até mesmo em crianças menores.
Outra vantagem do tDCS é que podem ser feitas algumas intervenções durante a aplicação do estímulo. Então, é possível fazer uma sessão de fisioterapia, de fonoterapia ou de psicopedagogia enquanto se aplica o tDCS, o que pode potencializar tais terapias.
Neurofeedback
Neste tratamento, não há um estímulo externo, mas é o próprio paciente que treina seu cérebro para as ações pretendidas. Este treinamento é feito através de uma interação de um aparelho de Eletroencefalograma com imagens de uma TV.
Com o Neurofeedback, também pode-se fazer o Mapeamento Cerebral Avançado, que consiste em mapear as ondas elétricas geradas por todo o cérebro e correlacionar o padrão desta atividade elétrica com algumas características mentais e comportamentais do paciente. Este Mapeamento permite planejar um tratamento de Neuromodulação mais personalizado.
Fotobiomodulação transcraniana
É a aplicação de estímulos luminosos por LED que emite luz vermelha e infravermelha. Esta luz facilita reações fotoquímicas que aumentam a atividade celular e melhoram o fluxo sanguíneo. É indolor e pode ser aplicada em conjunto com outras terapias de Neuromodulação.
Estimulação transcutânea do nervo vago
Estímulos elétricos de baixa intensidade são aplicados na região da orelha, visando estimular de forma não-invasiva alguns ramos do nervo vago.
A estimulação deste nervo pode trazer benefícios em diversas condições neurológicas.
Cardio Emotion
É também conhecido como Biofeedback cardíaco. É feito através da integração de um sensor de frequência cardíaca com um software de jogos interativos, onde o indivíduo aprende a alterar sua atividade fisiológica para os fins de melhorar sua saúde.
Profissional responsável pela Neuromodulação
Dra. Tânia Calixto
CRP/SP 62.225
Especialista em Mapeamento Cerebral Avançado e Neurofeedback
Neuroterapeuta em Técnicas de Neuromodulação